Educar, um ato radical de comunicação (Para pensar Paulo Freire e a sociedade em mudança)
Resumo
O trabalho retoma leituras da obra freireana a fim de atualizar a conjunção comunicação/educação e buscar o encontro dessa obra com novos dilemas: migrações, relações internacionais, inclusões e exclusões. Vê que o modo pelo qual Paulo Freire trabalha a educação agrega elementos para a construção de teorias e políticas de comunicação. A releitura permite ver a grandeza da obra e sua perspectiva profética, no rumo do homem e da mulher liberados. Portanto, ainda a alguma distância do momento histórico em que vivemos.
Palavras-chave: educação, comunicação, teoria, liberdade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.