Reflexões sobre as materialidades dos meios: embodiment, afetividade e sensorialidade nas dinâmicas de comunicação das novas mídias
Resumo
O artigo busca, através da recorrência ao conceito de embodiment (corporificação), pensar a plausibilidade de se reafirmar o corpo como objeto de estudo do campo da comunicação, pela sua importância, tanto como primeira mídia quanto pelas questões que suscita ao se imbricar com as tecnologias de informação e da comunicação. Esta perspectiva permitirá analisar as novas mídias a partir de uma abordagem material, propondo dois termos no desenvolvimento deste estudo: afetividade e sensorialidade. Aposta-se que, com estes termos, as análises das novas mídias podem se tornar mais precisas, especialmente quando comparadas com aquelas que focam os processos de comunicação hodiernos através de perspectivas mais tradicionais, como as que trabalham com os pólos antinômicos forma X conteúdo.
Palavras-chave: materialidade dos meios, afetividade, sensorialidade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.