Ideologia e efeito de sentido na imagem oitocentista. Entre a superfície do visto e a densidade do esquecido
Resumo
Partindo de uma perspectiva teórica que rearticula o materialismo histórico e o conceito de ideologia em Louis Althusser e Michel Pêcheux, priorizamos nesse artigo alguns procedimentos que favorecem a leitura de imagens do passado, sustentados tanto nas condições de produção da técnica fotográfica quanto nas relações sociais de produção em uma sociedade dividida em classes.
Palavras-chave: fotografia, ideologia, discurso.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.