Entre arcaísmos e modernidades imaginadas: Nordeste em cena nos textos da mídia
Resumo
Interessa-nos neste artigo discutir onde se ancoram noções que repartem o país em frágeis, porém constantes, divisões de arcaico/ moderno, sendo o primeiro representado pela região Nordeste e o segundo focado nas regiões Sudeste e Sul. Se observarmos as recentes produções cinematográficas nacionais que recorreram ao Nordeste como tema, podemos identificar uma série de repetições de preconceitos, de imagens que repousam numa imanência peculiar. O foco está em observar que dentro dessa divisão binária, deixam-se perder complexidades e novas oportunidades de se problematizar questões referentes à identidade, subjetividade e alteridade nos textos da mídia.
Palavras-chave: Nordeste, mídia, identidade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.