O popular e a leitura radiofônica: um estudo de recepção entre jovens camponeses
Resumo
O texto tem o objetivo de compreender como a identidade dos jovens participantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) é constituída através do processo de recepção do rádio. Nós exploramos as interpretações do receptor em relação ao discurso do rádio com base nas categorias de mediação da cotidianidade e do movimento social, inspirados nos Estudos Latino-Americanos de Recepção e na abordagem etnográfica. Em sentido amplo, está em questão o processo hegemônico: o movimento social define seus interesses contra as emissoras de rádio e as empresas envolvidas na construção da Usina Hidrelétrica Barra Grande.
Palavras-chave: recepção radiofônica, juventude, movimentos sociais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.