A midiatização da retórica
DOI:
https://doi.org/10.4013/5045Resumo
Neste artigo, estuda-se o processo de midiatização da retórica na sociedade contemporânea. Fundamentalmente marcada pelo predomínio de mediações e interações baseadas em dispositivos teleinformacionais que virtualizam a presença física e o embate, possíveis pelo diálogo, a retórica midiatizada tende a centrar-se nas suas próprias tecnologias discursivas, funcionando como aquilo que se denomina como a força-índice do verossímil. Para entender a especificidade dessa reconfiguração, faz-se referência ao seu contexto de origem – a cultura grega – e a sua mais contundente apropriação – na tradição latina. Analisam-se as transformações ocorridas nos elementos básicos que demarcam a retórica – o orador (ethos), a mensagem (logos) e o ouvinte (pathos) – na sociedade midiatizada.
Palavras-chave: retórica, midiatização, sociedade contemporânea, ideologia, verossimilhança.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.