Plataformização do telejornalismo

Uma análise sobre os procedimentos adotados na cobertura da TV Globo na invasão dos poderes em Brasília (2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2024.262.04

Resumo

Neste artigo, discutimos como a plataformização da televisão reconfigurou a produção das notícias com novas estratégias e tensão com a mediação algorítmica das redes sociais online. Para isso, tomamos por base a cobertura da TV Globo sobre a invasão dos poderes em Brasília, em 8 de janeiro de 2023. Como método realizamos o estudo exploratório e coleta manual das informações no sistema midiático da TV Globo e nas contas do Fantástico e Jornal Nacional no Twitter e no Instagram. Analisamos os dados com base nos estudos sobre a reformulação da TV e nos Estudos de Plataformas. Os resultados apontam para um processo marcado por crise no controle dos conteúdos e de comercialização das notícias.

Biografia do Autor

Carolina Figueiredo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestre em Sociologia pela mesma universidade. Professora do Departamento de Comunicação Social e membro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco. Autora do livro Admirável Comunicação Nova: Um estudo sobre a comunicação nas distopias literárias. Realiza pesquisas sobre comunicação, ambientes virtuais e inteligências artificiais.

Adriano Austeclínio Pádua dos Santos

Doutorando em comunicação social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em comunicação social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Marketing pela Faculdade de Administração da Universidade de Pernambuco. Estrategista digital pela ESPM SP. Graduado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. É co-autor do livro "Projeto Conexões: os impactos das novas mídias na comunicação - artigos acadêmicos e relatos profissionais" publicado pela Companhia Editora de Pernambuco em 2018 com o relato profissional "Os desafios das estratégias de gestão em redes sociais." Em 2020, contribuiu com a coleta de dados para o livro "Theory, Development, and Strategy in Transmedia Storytelling," lançado em 2020. É doutorando do PPGCOM/UFPE.

Downloads

Publicado

2024-11-23