Labirinto da hipermídia:

explorando Huizinga nos jogos de realidade alternativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2024.261.06

Resumo

Este artigo busca relacionar os jogos de realidade alternativa (ARGs) com a definição do conceito de jogo de Huizinga, um dos principais estudiosos sobre o tema. Para isso, são apresentadas as características dos ARGs e como esses jogos são gerenciados e foram desenvolvidos ao redor da hiperconectividade da internet. Em seguida, é trazida a definição de jogo de Huizinga, enfatizando suas características conforme desenvolvidas pelo historiador e contrapondo-as com os ARGs, demonstrando similaridades e contrastes. Para quebrar a contraposição, o Labirinto da Hipermídia, de Lucia Leão, surge como possibilidade de análise de jogos contemporâneos como os ARGs, intermediando as características da hipermídia com o conceito de Huizinga. O objetivo do artigo é propor rupturas de fundamentos da compreensão lúdica na tradição de estudos europeia ao aproximar a teoria de um de seus principais representantes, Huizinga, a pesquisadores latino-americanos da mídia digital.

Biografia do Autor

Leonardo Sandim Kretzschmar, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduado em Design pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014). Concluiu um M.F.A. em "Design Interativo e Desenvolvimento de Jogos" na Savannah College of Art and Design (2017). Doutorando em Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2018). Com pesquisas e estudos que focam em Game Design e na relação entre sociedade e jogos. Já atuou como professor assistente durante o mestrado em SCAD e professor na graduação em Design durante 2 anos na UTFPR. Hoje trabalha como Designer Principal de Jogos no Hermit Crab Game Studio.

Luciana Martha Silveira, Universidade Tecnologica Federal do Paraná

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2002), possui mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1994) e graduou-se em Educação Artística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1989). É professora associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, onde atua desde 1998 como professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) e no departamento de Design (DADIN). Foi coordenadora do PPGTE no ano de 2009 e orienta trabalhos dentro da Linha de Pesquisa Mediações e Culturas. É membro do conselho editorial da Revista de Artes Visuais Art&Sensorium. É membro do Conselho do Museu de Artes da UFPR (MUSA). Suas pesquisas privilegiam as relações entre Arte e Tecnologia, com ênfase nas implicações dessas relações para a área CTS. Entre 2009 e 2010, realizou estágio pós-doutoral como professora visitante na Universidade de Michigan, EUA, de onde resultou o livro de sua autoria ¨Introdução à Teoria da Cor¨, publicado pela editora UTFPR, 2011 (2a. edição 2015). É artista visual, sendo seu trabalho artístico voltado para a pintura, participando de exposições individuais e coletivas.

Downloads

Publicado

2024-03-31

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres