Labirinto da hipermídia:
explorando Huizinga nos jogos de realidade alternativa
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2024.261.06Resumo
Este artigo busca relacionar os jogos de realidade alternativa (ARGs) com a definição do conceito de jogo de Huizinga, um dos principais estudiosos sobre o tema. Para isso, são apresentadas as características dos ARGs e como esses jogos são gerenciados e foram desenvolvidos ao redor da hiperconectividade da internet. Em seguida, é trazida a definição de jogo de Huizinga, enfatizando suas características conforme desenvolvidas pelo historiador e contrapondo-as com os ARGs, demonstrando similaridades e contrastes. Para quebrar a contraposição, o Labirinto da Hipermídia, de Lucia Leão, surge como possibilidade de análise de jogos contemporâneos como os ARGs, intermediando as características da hipermídia com o conceito de Huizinga. O objetivo do artigo é propor rupturas de fundamentos da compreensão lúdica na tradição de estudos europeia ao aproximar a teoria de um de seus principais representantes, Huizinga, a pesquisadores latino-americanos da mídia digital.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.