Comunicação e emoção em bots e chatbots:
os casos Fabi Grossi e Code of Hope
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2023.251.15Resumo
O mapeamento e análise de emoções e sentimentos em conteúdos publicados nas redes sociais online tem sido uma das ferramentas mais modernas em uso atualmente para promover uma comunicação engajadora e eficaz com públicos diversos na internet. Com o avanço de tecnologias algorítmicas e de inteligência artificial, o recurso tem se mostrado útil para identificar e responder a emoções pré-programadas. Neste artigo, após extensa revisão de literatura sobre o estado da arte dos estudos que remetem à virada emocional no campo da comunicação, são apresentadas duas ferramentas interativas baseadas em respostas emocionais: o chatbot Fabi Grossi e o sistema de monitoramento de emoções Code of Hope. Conclui-se que ambas, apesar de divergirem na forma de funcionamento, possuem premissas similares no entendimento da importância da dimensão emocional da comunicação para prevenir casos de suicídio entre jovens e representam bons exemplos de como a virada emocional pode ser útil e eficaz no contexto de sistemas automatizados de comunicação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.