Norma algorítmica como técnica de governo em Plataformas Digitais: um estudo da Escola de Criadores de Conteúdo do YouTube
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2021.231.03Resumo
O artigo tem como objetivo discutir as manifestações em plataformas digitais da chamada norma algorítmica, conceito que destaca a produção de dispositivos materiais e discursivos que buscam orientar/normalizar conteúdos e comportamentos dentro desses sistemas, traduzindo visibilidade como um valor que só pode ser alcançado pelo seguimento dessas normas (Araújo, 2017; 2018a). Com este propósito, são analisados textos do curso Seja Descoberto da Escola de Criadores de Conteúdo do YouTube. Como resultado da análise, é observada a emergência do algoritmo como um ser singular e unificado, que age apenas de forma reativa, como um intermediário das escolhas do público.
Palavras-chave: Algoritmos. Norma Algorítmica. Plataformas digitais. Governamentalidade. YouTube.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.