A aldeia global intercriativa
Resumo
Este texto pretende estabelecer uma relação entre o desenvolvimento cultural e as possibilidades de autopreservação da humanidade e de preservação do meio ambiente no contexto da sociedade contemporânea. Busca compreender esta relação a partir de uma análise das tecnologias de comunicação e informação desenvolvidas pela humanidade desde a invenção da escrita até as novas mídias digitais. Esta análise está principalmente atenta à mensagem destes meios, seus efeitos e formas. Ela também tem por objetivo salientar os aspectos significativos desta cultura, sem esquecer de pontuar seus aspectos críticos. Entretanto, visa principalmente identificar a emergência das novas tecnologias de comunicação como um dos instrumentos mais importantes de integração global e intercâmbio humano. Focando a atenção na mensagem de intercriatividade cultural das comunicações digitais, a análise também destaca a emergência de novos meios moleculares de produção, registro, reprodução e distribuição dos bens culturais. Conseqüentemente, busca-se caracterizar estas novas tecnologias como um dos mais poderosos meios de desenvolvimento cultural da humanidade.
Palavras-chave: intercriatividade, internet, hipertexto, cultura, aldeia global.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.