Consumismo, violências e uso de drogas: os riscos do neoliberalismo
Resumo
Este trabalho analisa as violências e o uso de drogas associados, entre outros aspectos, aos efeitos do consumismo próprio do neoliberalismo, com conseqüências importantes sobre as condições subjetivas no laço social. O neoliberalismo é entendido como um novo sistema econômico iníquo, herança do velho capitalismo. Os dados utilizados para análise do tema foram colhidos durante a pesquisa Criminalidade e espaço urbano:as transversalidades da violência (2004)3, na qual se entrevistaram apenados de Novo Hamburgo e São Leopoldo, individualmente e através de grupo de discussão, utilizando a perspectiva transdisciplinar de pesquisa. Como efeitos deste contexto neoliberal sobre as subjetividades evidencia-se o enfraquecimento nas trocas humanas afetadas pela dessimbolização.
Palavras-chave: consumismo, psicanálise, violência, neoliberalismo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.