A dimensão metafísica da inescrutabilidade da referência
Resumo
A intenção deste artigo é mostrar o papel da tese da inescrutabilidade da referência na semântica de Willard Van Orman Quine, acompanhando de que forma essa está logicamente relacionada a outras teses centrais à posição do autor. Sustento que essa tese é filosófica, mas não propriamente de uma filosofia naturalizada, mas de uma filosofia cujas questões ultrapassam o âmbito da ciência empírica. É essa dimensão filosófica da tese que permite a Quine afirmá-la como fundamento de sua filosofia da linguagem, explicar muitos aspectos sintáticos e semânticos de sistemas lingüísticos e também mostrar como a relação entre experiência e teorias se estabelece e se mantém. Palavras-chave: empirismo, holismo, Quine, semântica, referência.
Palavras-chave: empirismo, holismo, Quine, semântica, referência.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.