Tolerância e educação: pensar nas fronteiras da filosofia e da pedagogia
Resumo
Quais as relações possíveis entre o conceito de tolerância e o campo educacional? Seria a tolerância um valor pertinente ou uma atitude válida para fundamentar uma proposta socioeducativa? Diante da desconfiança que o conceito de tolerância gera, o trabalho visa situar a importância desse “valoratitude” frente às práticas sociais intransigentes. O trabalho parte do reconhecimento de que o conceito de tolerância tem uma consolidação histórica em diferentes correntes filosóficas. A consolidação histórica não dá ao conceito apenas uma legitimidade aparente ou formal, mas, sobretudo, uma linha condutora para se repensar o seu valor, a sua atualidade e a sua possível aplicação ao campo educacional. Levando em consideração a construção histórica do conceito de tolerância e reafirmando sua adequação axiológica para os nossos dias, o trabalho apresenta duas possibilidades de entendimento: (1) as relações conceituais e históricas entre tolerância, igualdade, liberdade e diferença e (2) as possibilidades de uma fundamentação ético-filosófica para uma educação para a tolerância. A primeira possibilidade de entendimento é mais especulativa e a outra tenta ser mais propositiva.
Palavras-chave: tolerância, educação, diferença, educar para a tolerância.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.