La responsabilité vaut-elle la peine?
Resumo
O artigo parte de uma interrogação que introduz, quanto à questão da responsabilidade, uma equivocidade na expressão “vale a pena”. Após caracterizar o direito e a lei na atualidade como um corpo fragmentado e sem forças, o autor se interroga sobre o que poderia restabelecer a força da lei e igualmente a dignidade do ato responsável. Para tal, o autor introduz uma tese surpreendente: o direito, a lei e a responsabilidade somente encontrariam sua força por meio da antecipação da força e até mesmo da violência extrema, ou seja, a pena de morte. Mas não a pena de morte aplicada, e sim aquela que poderia ser antecipada, determinando assim que vale a pena o ato de responsabilidade, que indicaria então a força simbólica e efetiva da lei.
Palavras-chave: responsabilidade, pena de morte, lei, direito, desejo, psicanálise.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.