Artigo de Reflexão Deus, o mal e a metafísica do livre arbítrio
DOI:
https://doi.org/10.4013/5031Resumo
Este artigo é uma tradução, para o português, do nono capítulo do livro The Nature of Necessity de Alvin Plantinga, de 1974. Neste, está exposta, na sua forma mais completa, a famosa defesa do livre arbítrio para o problema do mal. Utilizando-se da teoria dos mundos possíveis desenvolvida nos capítulos anteriores do livro, Plantinga concretiza, reconhecidamente, uma bem-sucedida tentativa de mostrar que a existência do mal não é inconsistente com a existência de um ser onipotente, onibenevolente e onisciente. Além da tradução, o artigo contém uma breve introdução à defesa do livre arbítrio de Plantinga e ao debate acerca de Deus e o mal na filosofia analítica da religião.
Palavras-chave: problema do mal, defesa do livre-arbítrio, mundos possíveis, filosofia analítica da religião.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.