A “Segunda Técnica” de Walter Benjamin
uma relação harmoniosa entre a humanidade e a natureza
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2025.263.06Palavras-chave:
Walter Benjamin, Second Technique, Humanity, Nature.Resumo
Este artigo procura analisar o conceito de “segunda técnica” de Walter Benjamin para compreender a relação entre humanidade e natureza que ele implica. Este conceito surge em L’œuvre d’art à l’époque de sa reproduction mécanisée, mas tem raízes em textos anteriores. Este artigo pretende ser, em sentido estrito, um contributo para as interpretações do conceito de segunda técnica de Benjamin, e, em sentido geral, um contributo para os debates atuais em torno da técnica e da natureza, no quadro da crise ambiental. Meu argumento é que, desde meados da década de 1920, Benjamin introduz uma concepção de técnica como uma relação entre a humanidade e a natureza. Essa concepção aparece em vários textos do período e é cristalizada no conceito de segunda técnica, do qual o filme é um exemplo ilustrativo. O conceito de segunda técnica, que aparece pela primeira vez em L’œuvre d’art..., tem antecedentes em Einbahnstraße e Theorien des deutschen Faschismus por dois motivos: em ambos os textos, 1) Benjamin define a técnica como uma relação entre a natureza e a humanidade; 2) essa técnica é colocada em oposição a um mau uso da técnica, seja como dominação em Einbahnstraße, seja como destruição em Theorien des deutschen Faschismus. O conceito de segunda técnica representa uma inovação que destaca a natureza dessa relação, que é harmoniosa, e se opõe explicitamente a uma primeira técnica definida pela dominação.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lucía Pinto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.








