O coração de uma IA

agência, senso moral e amizade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/fsu.2024.251.11

Palavras-chave:

inteligência artificial, agência, emoção, senso moral, amizade.

Resumo

O artigo propõe uma análise centrada no lapso emocional, enfocando sua influência em dois aspectos cruciais. Em primeiro lugar, explora o impacto ontológico do lapso emocional na inabilidade das máquinas em desenvolver um senso moral. A falta de emoções ou sentimentos morais, como a simpatia, representa um obstáculo para as máquinas compreenderem e responderem de maneira ética a certas situações, o que levanta questões fundamentais sobre a capacidade das máquinas em discernir valores éticos de forma autônoma. Por outro lado, vamos lançar luz sobre a questão prática que surge nas relações humano-máquina e seu impacto na relação humana de amizade. A ausência de simpatia ou equivalente moral nas interações com máquinas levantam preocupações sobre a possibilidade de substituição ou comprometimento das conexões interpessoais genuínas.

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Publicado

2024-03-26

Como Citar

BARBOSA, E.; ALVES COSTA, T. O coração de uma IA: agência, senso moral e amizade. Filosofia Unisinos, São Leopoldo, v. 25, n. 1, p. 1–16, 2024. DOI: 10.4013/fsu.2024.251.11. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/27058. Acesso em: 14 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê