A vulnerabilidade informacional sob a racionalidade algorítmica
dimensões técnica, subjetiva e epistêmico-coletiva
Palabras clave:
vulnerabilidade informacional; racionalidade algorítmica; subjetividade digital; câmaras de eco; esfera públicaResumen
Este artigo investiga a vulnerabilidade informacional como uma condição estrutural produzida e intensificada por ambientes organizados segundo a racionalidade algorítmica. Mediante uma investigação teórico-conceitual e interdisciplinar, articulam-se estudos sobre sistemas de recomendação e filtragem, a Teoria da Autodeterminação, as análises do poder desenvolvidas por Foucault e Han e a discussão sobre esfera pública e câmaras de eco. Sustenta-se que a vulnerabilidade informacional se forma pela interação entre três dimensões, compreendidas como a dependência técnica de sistemas opacos de seleção e predição, a reorganização subjetiva da autonomia, da competência e da relacionalidade e a fragmentação das condições epistêmicas da deliberação pública. Essas dimensões formam um circuito no qual a modulação técnica afeta a formação da agência e repercute sobre as condições coletivas de produção e validação do conhecimento. A análise oferece critérios para avaliar quando estruturas digitais ampliam relações de dependência, dificultam a contestação e comprometem a pluralidade informacional, mantendo em aberto a formulação de uma teoria normativa completa.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Keberson Bresolin

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.








