Epistemologia estoica na teoria da percepção de Margaret Cavendish
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2025.263.13Palabras clave:
Margaret Cavendish, estoicismo, percepção, impressão sensorial.Resumen
Estudos recentes têm explorado diversos aspectos da epistemologia de Cavendish, e alguns conceitos de sua filosofia da natureza demonstraram remontar à mecânica e à etiologia estóicas. Este artigo argumenta que houve também uma influência significativa da epistemologia da primeira Stoa na teoria da percepção da duquesa, tornada possível por suas leituras de Thomas Stanley. Ao comparar os traços centrais da impressão sensorial estóica (cataleptike) com a dupla percepção (regular) cavendisheana, mostro que revelar essa influência nos ajuda a compreender melhor suas obras filosóficas tardias.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Matheus Tonani

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.








