A hermenêutica filosófica e a experiência formativo-educacional:

horizontes e desafios contemporâneos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4013/fsu.2023.242.06

Palabras clave:

hermenêutica, educação, formação, diálogo, tradição.

Resumen

O presente artigo privilegia uma interface entre hermenêutica e educação considerando os fundamentos da filosofia de Hans Georg Gadamer. Seu objetivo é pensar, de modo propositivo, como a hermenêutica filosófica enquanto “sabedoria prática” pode contribuir para a discussão da experiência formativo-educacional em seu caráter dialógico e transformador. Tendo em vista a crítica hermenêutica dirigida à racionalidade técnico-científica e sua expansão na vida sociocultural, aborda-se alguns núcleos hermenêutico-conceituais (compreensão, experiência, tradição e diálogo) considerados fundamentos relevantes para pesquisas sobre o ensino-aprendizagem e sobre o fenômeno educacional. Problematiza-se a tese do “educar como educar-se” enquanto uma experiência dialógica com o mundo, fusão de horizontes atualizada e na perspectiva de repensar dinâmicas formativas e metodológicas nas experiências educacionais, devidamente contextualizadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Almir Ferreira da Silva Junior, Universidade Federal do Maranhão

Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Filosofia, Programa de pós-Graduação em Filosofia e do Mestrado Profissional de Filosofia em rede, Bahia, Brasil.

Publicado

2023-07-26

Cómo citar

SILVA JUNIOR, A. F. da. A hermenêutica filosófica e a experiência formativo-educacional:: horizontes e desafios contemporâneos. Filosofia Unisinos / Unisinos Journal of Philosophy, São Leopoldo, v. 24, n. 2, p. 1–16, 2023. DOI: 10.4013/fsu.2023.242.06. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/26483. Acesso em: 29 abr. 2025.

Número

Sección

Dossier