Houve uma associação feita entre Geocentrismo e Antropocentrismo antes da Revolução Copérnica?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4013/fsu.2023.241.09

Palabras clave:

Antropocentrismo, Copérnico, geocentrismo, Giovanni Pico della Mirandola, Tomás de Aquino, Bernard de Fontenelle, Cyrano de Bergerac.

Resumen

Alguns autores pós-copernicanos, como Bernard de Fontenelle e Cyrano de Bergerac, mencionam uma associação entre geocentrismo e antropocentrismo que foi quebrada pelo modelo copernicano. Este argumento foi criticado por autores como A. O. Lovejoy, Remi Brague e Dennis R. Danielson, que argumentam que o modelo geocêntrico do Universo mais humilhou o homem do que o glorificou, uma vez que a Terra, como centro do Universo, foi vista como a parte imunda do Universo. Assim, viver na Terra não era considerado um status nobre para o Homem. Neste artigo, no entanto, mostrarei que viver na parte mais grosseira do Universo também era visto em conjunto com um status nobre, e que havia de fato uma associação feita entre geocentrismo e antropocentrismo antes da Revolução Copérnica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ünsal Çimen, Muş Alparslan Üniversitesi

Departamento de Filosofia, Muş, Turquia.

Descargas

Publicado

2023-03-23

Cómo citar

ÇIMEN, Ünsal. Houve uma associação feita entre Geocentrismo e Antropocentrismo antes da Revolução Copérnica?. Filosofia Unisinos / Unisinos Journal of Philosophy, São Leopoldo, p. 1–9, 2023. DOI: 10.4013/fsu.2023.241.09. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/24470. Acesso em: 29 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos