A “tese-não-ateísta-da-metafísica-cartesiana”
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2018.193.04Resumo
Em apoio à epistemologia de Descartes, Lex Newman avança a “tese do conhecimento não-ateu”, ou seja, o conhecimento irrevogável não pode ser obtido a menos que a existência de Deus seja provada. Aqui eu exponho a “tese-não-ateísta-da-metafísica- cartesiana”, que, ao contrário de Newman, refere-se a como quatro conclusões metafísicas cartesianas requerem a existência de Deus. Para testar se tais conclusões precisam da existência divina, podemos perguntar o que aconteceria se Deus não desempenhasse nenhum papel decisivo nas Meditações. Como argumento, quatro consequências desagradáveis se seguiriam para a metafísica cartesiana, que arruinaria o plano de Descartes de refutar tanto os céticos quanto os ateus.
Palavras-chave: metafísica cartesiana, Deus, a tese do conhecimento não-ateísta.
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