O papel do conhecimento tácito na adesão às normas sociais
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2017.183.03Resumo
Este artigo tem como objetivo contribuir para a discussão em curso sobre a adesão às normas sociais. Ele cosnidera insights de múltiplas tradições de pesquisa em um esforço para explicar como a aprendizagem e a ação individuais estão conectadas às normas sociais. Uma vertente da tradição filosófica sustenta que a aprendizagem não representacional e o enfrentamento hábil inconscientemente são subestimados pelas tradições científicas e filosóficas. A presente pesquisa combina esta tradição com a literatura sobre a evolução das normas sociais e sugere que os indivíduos experientes em uma sociedade adiram às normas sociais melhor do que os agentes novatos. Explicamos este fenômeno por processos cognitivos inconscientes e não representativos. Este quadro é então utilizado para investigar resultados de nível individual da aprendizagem individual.
Palavras-chave: aderência às normas, perícia, habilidades de enfrentamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.