Moral enhancement e neuroética: uma revisão da literatura neurocientífica sobre os mecanismos neurais do altruísmo
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2016.173.17Resumo
O objetivo deste artigo é fazer uma revisão atualizada do estado atual da pesquisa empírica sobre os mecanismos neurais envolvidos no altruísmo e na punição altruísta. Nossa pesquisa está focada nos artigos publicados entre 2011 e 2015. Procuramos destacar alguns avanços que estão sendo feitos nas pesquisas sobre esses temas. Aprofundar o conhecimento dos mecanismos neurais envolvidos nas chamadas atitudes morais é importante para o desenvolvimento do moral enhancement clássico, através da educação, e pode ser também o primeiro passo para que, no futuro próximo, venha a ser possível a obtenção de formas básicas de moral enhancement biotecnológico através de neurofármacos ou da estimulação cerebral.
Palavras-chave: altruísmo, punição altruísta, moral enhancement, neuroética.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.