A categoria do edificante na construção da ética segunda em Kierkegaard
Resumo
O presente artigo tem como finalidade analisar a importância do conceito de edificação para a “ética segunda” em Kierkegaard. Para isso, procederemos com a análise do próprio conceito de edificação, relacionando-o a outras categorias existenciais desenvolvidas através da obra de Kierkegaard e, mais especificamente, ao seu papel na tríade amor, interioridade e edificante. Neste sentido, o artigo trata do projeto de uma ética existencial radicalmente baseada na noção de alteridade, na qual o existente realiza-se ao desenvolver a consciência da dialética do dom e da tarefa, ato este que, por sua vez, faz do indivíduo, tal qual entendido por Kierkegaard, um ser-para-os-outros.
Palavras-chave: edificação, ética segunda, amor, alteridade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.