Tolerância e educação: pensar nas fronteiras da filosofia e da pedagogia

Autores

  • Marcelo Andrade

Resumo

Quais as relações possíveis entre o conceito de tolerância e o campo educacional? Seria a tolerância um valor pertinente ou uma atitude válida para fundamentar uma proposta socioeducativa? Diante da desconfiança que o conceito de tolerância gera, o trabalho visa situar a importância desse “valoratitude” frente às práticas sociais intransigentes. O trabalho parte do reconhecimento de que o conceito de tolerância tem uma consolidação histórica em diferentes correntes filosóficas. A consolidação histórica não dá ao conceito apenas uma legitimidade aparente ou formal, mas, sobretudo, uma linha condutora para se repensar o seu valor, a sua atualidade e a sua possível aplicação ao campo educacional. Levando em consideração a construção histórica do conceito de tolerância e reafirmando sua adequação axiológica para os nossos dias, o trabalho apresenta duas possibilidades de entendimento: (1) as relações conceituais e históricas entre tolerância, igualdade, liberdade e diferença e (2) as possibilidades de uma fundamentação ético-filosófica para uma educação para a tolerância. A primeira possibilidade de entendimento é mais especulativa e a outra tenta ser mais propositiva.

Palavras-chave: tolerância, educação, diferença, educar para a tolerância.

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Publicado

2021-06-04

Como Citar

ANDRADE, M. Tolerância e educação: pensar nas fronteiras da filosofia e da pedagogia. Filosofia Unisinos, São Leopoldo, v. 8, n. 3, p. 276–286, 2021. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/5828. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos