A hermenêutica filosófica e a experiência formativo-educacional:

horizontes e desafios contemporâneos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/fsu.2023.242.06

Palavras-chave:

hermenêutica, educação, formação, diálogo, tradição.

Resumo

O presente artigo privilegia uma interface entre hermenêutica e educação considerando os fundamentos da filosofia de Hans Georg Gadamer. Seu objetivo é pensar, de modo propositivo, como a hermenêutica filosófica enquanto “sabedoria prática” pode contribuir para a discussão da experiência formativo-educacional em seu caráter dialógico e transformador. Tendo em vista a crítica hermenêutica dirigida à racionalidade técnico-científica e sua expansão na vida sociocultural, aborda-se alguns núcleos hermenêutico-conceituais (compreensão, experiência, tradição e diálogo) considerados fundamentos relevantes para pesquisas sobre o ensino-aprendizagem e sobre o fenômeno educacional. Problematiza-se a tese do “educar como educar-se” enquanto uma experiência dialógica com o mundo, fusão de horizontes atualizada e na perspectiva de repensar dinâmicas formativas e metodológicas nas experiências educacionais, devidamente contextualizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Almir Ferreira da Silva Junior, Universidade Federal do Maranhão

Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Filosofia, Programa de pós-Graduação em Filosofia e do Mestrado Profissional de Filosofia em rede, Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-07-26

Como Citar

SILVA JUNIOR, A. F. da. A hermenêutica filosófica e a experiência formativo-educacional:: horizontes e desafios contemporâneos. Filosofia Unisinos, São Leopoldo, v. 24, n. 2, p. 1–16, 2023. DOI: 10.4013/fsu.2023.242.06. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/26483. Acesso em: 29 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossier