O tema da cultura: constrangimentos, afinação e informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/fsu.2022.233.02

Resumo

Os relatos naturalistas da cultura partilham o pressuposto de que a cultura não passa de informação nas mentes/cérebros das pessoas e no ambiente. No entanto, não fornecem nem uma definição nem uma teoria da informação. Abordo esta lacuna adotando uma teoria da informação chamada “Teoria da Situação” (Barwise e Perry, 1983). Defendo que as noções de restrição e de sintonia permitem explicar a informação cultural e, além disso, que a cultura é, a um nível fundamental, constituída por um conjunto de constrangimentos. São necessários constrangimentos para que a informação flua, e é necessário a sintonia com os constrangimentos para que um organismo explore essas informações culturais

Palavras-chave: Situações, teoria da situação, teorias naturalistas da cultura, grupos culturais, constrangimentos, convenções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josu Acosta, Instituto de Lógica, Linguagem e Informação (ILCLI) da Universidade do País Basco (UPV-EHU)

Pesquisador de Pós-doutorado no Instituto de Lógica, Linguagem e Informação (ILCLI) da Universidade do País Basco (UPV-EHU)

Downloads

Publicado

2022-11-16

Como Citar

ACOSTA, J. O tema da cultura: constrangimentos, afinação e informação. Filosofia Unisinos, São Leopoldo, v. 23, n. 3, p. 1–14, 2022. DOI: 10.4013/fsu.2022.233.02. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/24651. Acesso em: 29 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos