Houve uma associação feita entre Geocentrismo e Antropocentrismo antes da Revolução Copérnica?
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2023.241.09Palavras-chave:
Antropocentrismo, Copérnico, geocentrismo, Giovanni Pico della Mirandola, Tomás de Aquino, Bernard de Fontenelle, Cyrano de Bergerac.Resumo
Alguns autores pós-copernicanos, como Bernard de Fontenelle e Cyrano de Bergerac, mencionam uma associação entre geocentrismo e antropocentrismo que foi quebrada pelo modelo copernicano. Este argumento foi criticado por autores como A. O. Lovejoy, Remi Brague e Dennis R. Danielson, que argumentam que o modelo geocêntrico do Universo mais humilhou o homem do que o glorificou, uma vez que a Terra, como centro do Universo, foi vista como a parte imunda do Universo. Assim, viver na Terra não era considerado um status nobre para o Homem. Neste artigo, no entanto, mostrarei que viver na parte mais grosseira do Universo também era visto em conjunto com um status nobre, e que havia de fato uma associação feita entre geocentrismo e antropocentrismo antes da Revolução Copérnica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ünsal Çimen

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.