Método de prova por tablôs para a lógica proposicional trivalorativa de Peirce
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2022.231.05Resumo
A lógica triádica de Peirce tem sido motivo de debates desde sua descoberta nos anos 1960, por Fisch e Turquette. Os experimentos com matrizes de lógicas trivalentes são registrados em poucas páginas de manuscritos inéditos datados de 1909, uma década antes de sistemas similares terem sido descobertos por lógicos. Os motivos do trabalho de Peirce nessa lógica, assim como aspectos semânticos de seu sistema, são discutíveis. No mais extensivo trabalho a respeito, Turquette sugeriu que as matrizes estão relacionadas em pares duais de sistemas axiomáticos de estilo hilbertiano. Neste artigo apresentamos uma prova simples por tablôs para um fragmento da lógica trivalente de Peirce, chamada P3, baseada em abordagens similares na literatura sobre lógicas trivalorativas. Demonstramos que tal prova é consistente e completa. Além disso, tomando o falso como único valor não-designado e adicionando negações não-clássicas, podemos explorar teorias de paraconsistência e paracompletude em P3.
Palavras-chave: Charles S. Peirce, lógicas trivalorativas, teoria da prova, método de tablôs.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 José Renato Salatiel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.