Análise de níveis de vibração em usuários de trens urbanos
DOI:
https://doi.org/10.4013/ete.2018.122.02Resumo
Os trens urbanos e metrôs são uma realidade brasileira. Um aspecto importante que é delegado a um segundo plano, diz respeito à qualidade do transporte quanto à disponibilidade, lotação e segurança. Ultimamente a vibração e o ruído produzido por estes meios de transporte têm afetado a qualidade de vida nas vizinhanças dos trajetos assim como dos seus usuários. Neste artigo, são avaliados os níveis de vibração de corpo inteiro nos usuários de trens urbanos de Porto Alegre (Trensurb) em situações usuais de utilização. Em relação às doses de vibração e de aceleração rms medidas, quando comparados com normas, essas se mostraram baixas, tendo sido verificados valores avaliados no encosto, assento e piso no veículo, abaixo do nível de ação 0,5 m/s² e portanto, longe do limite de exposição 1,1 m/s2 para exposição de 8h. Em geral, os níveis de vibração medidos foram considerados confortáveis, de acordo com valores definidos em normas, entretanto em algumas situações e posições de medição, mostraram-se desconfortáveis.
Palavras-chave: Vibração de Corpo Inteiro (VCI), Trens, Metrô, ISO 2631.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.