Estudo de turbulência gerada por OGT observada por PIV
DOI:
https://doi.org/10.4013/ete.2015.112.02Resumo
A turbulência é considerada um regime de movimento caótico do fluido. Porém, apesar dessa natureza do regime, estudos numéricos podem ser usados na tentativa de encontrar uma face determinística do fenômeno. Neste trabalho, utilizou-se um tanque com grade oscilante (OGT – oscillating grid tank) para geração de turbulência isotrópica e homogênea e a técnica PIV (particle imaging velocimeter) para observar e quantificar a turbulência gerada. O método de velocimetria com o uso de PIV mostrou-se ser adequado para a observação de campos de velocidades de um escoamento, com limitações quanto à região periférica da área alvo. Os resultados mostraram que o escoamento gerado no tanque em estudo aproximou-se de condições homogêneas, porém, sua isotropia não pôde ser confirmada.
Palavras-chave: homogeneidade, isotropia, turbulência, PIV.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.