Análise e validação do modelo transiente de transferência de calor em um coletor solar de tubos a vácuo
DOI:
https://doi.org/10.4013/ete.2014.101.04Resumo
Este trabalho apresenta uma análise e uma validação do modelo transiente de transferência de calor em coletores solares de tubos evacuados proposto por Li et al. (2010). Para tanto, são apresentadas características de sistemas de aquecimento de líquidos, de funcionamento e de construção dos coletores solares. Com o modelo físico e matemático que representa o sistema em questão, é possível validar a equação de transferência de calor através de simulação numérica utilizando a linguagem de programação Fortran. São apresentados resultados numéricos para dois casos de estudo, com características operacionais e dimensionais de tubos a vácuo diferentes. Também é proposta uma alteração para o coeficiente entre a área de absorção pela área total dos tubos a vácuo, resultando na redução do desvio médio percentual entre as soluções numéricas e experimentais.
Palavras-chave: energia solar, tubos evacuados,convecção natural, radiação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.