Simulação computacional da difusão molecular de poluentes líquidos de aterros em solos organo argilos – Aterro Metropolitano de Gramacho, RJ
Resumo
Um dos principais problemas ambientais causados pelo acúmulo de lixo é a liberação de lixiviado no solo. O trabalho realizado compreende a utilização de dois instrumentos computacionais na avaliação da difusão de íons dissolvidos na massa líquida proveniente de aterro sanitário. O software POLLUTE e o modelo computacional (MPHMTP) Multi Phase Heat and Mass Transfer Program, Castro (2000), inicialmente desenvolvido para simulações de processos siderúrgicos e posteriormente adaptado ao cálculo do escoamento e a interação química de efluentes resultantes da decomposição úmida de rejeitos sólidos urbanos e industriais em meios porosos (Pinto, 2004 e Forster, 2006). O modelo utiliza o método de volumes finitos para a realização das simulações de difusão molecular dos íons cloreto, sódio cálcio, magnésio, potássio e amônio. Os íons analisados são os que possuem maior concentração no lixiviado e no solo orgânico argiloso do Aterro Metropolitano de Gramacho, localizado no município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Os resultados mostram a validade e adequação dos modelos POLLUTE e MPHMTP utilizados, quando foram comparados os resultados numéricos dos modelos com os obtidos experimentalmente, através da escala de laboratório proposta.
Palavras-chave: Simulação Computacional, Difusão Molecular, Meios Porosos e Volumes Finitos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.