Reciclagem de latas de alumínio usando fusão em forno elétrico à indução
Resumo
Foram investigadas as influências dos procedimentos de fusão sobre o rendimento obtido na reciclagem de latas de alumínio usando fusão em forno elétrico à indução. As latas de alumínio foram acondicionadas na forma de pacotes de latas prensadas com alto grau de compactação. Inicialmente a quantidade de fluxo escorificante foi mantida constante (20% em peso), variando-se a temperatura do banho e o procedimento de escorificação. Posteriormente foram fixadas duas temperaturas do banho (750 e 850º C) e utilizado o procedimento de escorificação que envolve a mistura do fluxo escorificante ao banho, variando-se o percentual deste. O alumínio recuperado foi vazado em moldes permanentes. Os resultados foram expressos através do rendimento, relação entre a massa de alumínio obtido na forma de lingotes e a massa inicial do pacote de latas. A composição química foi monitorada via espectroscopia de emissão ótica. Os resultados indicam uma forte influência dos parâmetros testados sobre os valores de rendimento na reciclagem do alumínio.
Palavras-chave: reciclagem, alumínio, latas de alumínio, fundição.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.