Avaliação das condições de trabalho dos catadores da central de triagem de lixo do aterro sanitário de Cuiabá, MT
DOI:
https://doi.org/10.4013/5548Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre Aplicação da Técnica de Perícia Ambiental na Unidade de Reciclagem de Lixo no Aterro Sanitário de Cuiabá-MT. Os aterros sanitários são dispositivos indispensáveis e parte integrante de qualquer modelo de gerenciamento de lixo urbano. O estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica, e coleta de dados através de entrevista com aplicação de questionário junto aos trabalhadores da Central de Triagem de Resíduos do Aterro Sanitário de Cuiabá. Isto significa dizer que com os resíduos misturados, matéria orgânica junto com materiais perfuro-cortantes, cacos de vidro, latinhas de alumínio e garrafas PET, os catadores ficam expostos a riscos inaceitáveis para conseguirem separar os resíduos que poderão ser transformados em renda ao serem destinados para atividades de reciclagem. O trabalho conclui pela necessidade de ampliar a proteção individual em termos de segurança do trabalho e implantar maneiras tecnologicamente adequadas de evitar os riscos a que estão expostos os trabalhadores da cooperativa. A implantação de sistemas de coleta seletiva, ainda que por bairros, começando pelos bairros de elite que tem maior quantidade de resíduos sólidos secos ou recicláveis e destinando estes resíduos sólidos apenas para a atividade de triagem, diminuiria enormemente os riscos de acidentes e aperfeiçoaria muito os resultados alcançados pela cooperativa, melhorando muito a renda e a qualidade de vida de todas estas populações envolvidas nestes processos. Este raciocínio simples precisa ser exercido por todos os atores vinculados ao processo, e não existem razões de qualquer outra natureza que possam se sobrepor à melhoria de qualidade de vida, não apenas dos catadores, mas de todos, porque a coleta seletiva, ainda que parcial na cidade de Cuiabá, muito contribuiria para a educação ambiental de toda a população e para a economia de recursos naturais, na medida em que aumentem as quantidades de resíduos reciclados.
Palavras-chave: perícia, reciclagem, resíduos sólidos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.