O paradigma da manufatura enxuta na indústria de fundição
DOI:
https://doi.org/10.4013/5546Resumo
O paradigma da manufatura enxuta tem sido amplamente utilizado em alguns setores industriais, como o automobilístico que, com suas linhas de montagem de componentes, apresenta maior facilidade para implementar esta estrutura de produção. Este trabalho parte da proposição de que a aplicação dos conceitos de manufatura enxuta nos processos produtivos vem em muito contribuir para tornar as empresas mais competitivas. A indústria de fundição de pequeno e médio porte, além da dificuldade em implementar melhorias em seus sistemas logísticos internos, tem ainda que lidar com fatores como processos dependentes da temperatura, tanto na fusão como no resfriamento das peças. Com o foco na melhoria do balanceamento de linhas de produção e melhoria do lay out industrial, este trabalho pesquisou junto a uma indústria de fundição do Brasil, a aplicabilidade do conceito de manufatura enxuta, em especial o balanceamento de linhas de produção.
Palavras-chave: manufatura enxuta, balanceamento de linhas de produção, lay out industrial.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.