Minimização e reutilização de resíduos na etapa de preparação de chassi em uma indústria automobilística
DOI:
https://doi.org/10.4013/5542Resumo
O processo de fabricação de ônibus compreende as seguintes etapas: recebimento do chassi, preparação do chassi, montagem da carroceria, pintura e acabamento. Muitos resíduos tanto sólidos quanto líquidos são gerados ao longo do processo. Este estudo visa identificar mecanismos de minimização e reutilização de resíduos sólidos na etapa de preparação de chassi. O estudo seguiu a “metodologia de produção mais limpa”, do CNTL (Centro Nacional de Tecnologias Limpas). A retirada de componentes é responsável pela maior quantidade e diversidade de resíduos gerados na etapa de preparação dos chassis. Alguns componentes são reutilizados pela empresa, mas representa ainda uma quantidade pequena do montante gerado. Dentre os componentes com possibilidade de reutilização tem-se: arruelas, porcas, parafusos, óleo diesel e cinto de segurança. Já os materiais com possibilidade de minimização são os painéis secundários e as cadeiras de metal. A economia total relacionada às técnicas de reutilização e minimização dos componentes selecionados podem alcançar R$ 152.892,90 durante o período de um ano (ano base 2006).
Palavras-chave: produção mais limpa, reutilização de resíduos, indústria automobilística, resíduos sólidos industriais, prevenção da geração de resíduos sólidos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.