Análise do “potencial de distorção” de barras cilíndricas de aço ABNT 1048
DOI:
https://doi.org/10.4013/5540Resumo
As tensões residuais podem afetar positiva ou negativamente o desempenho dos componentes mecânicos. Estas tensões residuais também representam um dos principais potenciais para a distorção (isto é empenamentos e mudanças dimensionais) em componentes mecânicos durante a manufatura. Por isso são de grande importância a determinação da distribuição e o controle destas tensões residuais em cada etapa do processo de manufatura. Neste trabalho, foram realizadas análises da variação das tensões residuais em barras trefiladas de aço ABNT 1048 em decorrência do processo de fabricação. As barras foram analisadas por difração de raios-X e hole-drilling para caracterizar as tensões residuais. A partir dos valores de deformações obtidos, foram calculadas as tensões residuais nas direções longitudinal e tangencial para cada ponto ensaiado. Com este trabalho uma visão detalhada do desenvolvimento de tensões na região superficial de barras após as etapas do processo foi obtida.
Palavras-chave: trefilação, tensões residuais, difração de raios-X, método do furo cego.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.