Avaliação da tenacidade à fratura do aço inoxidável supermartensítico submetido à proteção catódica em água do mar
DOI:
https://doi.org/10.4013/5536Resumo
Os aços inoxidáveis supermartensíticos (AIS) vêm sendo aplicados em linhas de condução na indústria de petróleo e gás aparecendo como uma alternativa aos aços inoxidáveis duplex e aos aços carbono com uso de inibidores. Estes aços exibem maiores propriedades de tenacidade, resistência à corrosão e soldabilidade quando comparados aos aços inoxidáveis martensíticos convencionais. Porém, quando protegidos catodicamente em água do mar estes aços podem ser suscetíveis à fragilização por hidrogênio devido ao carregamento com hidrogênio. O presente estudo avalia a tenacidade à fratura do AIS submetido à proteção catódica em água do mar em um potencial de “super-proteção” do aço utilizando a técnica de step loading com incremento de carregamento. Os resultados mostram uma significante queda na tenacidade à fratura do aço no ambiente estudado.
Palavras-chave: aço inoxidável supermartensítico, proteção catódica, tenacidade à fratura.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.