Efeito da moagem de alta energia na morfologia e compressibilidade do compósito Mo-30%Cu
DOI:
https://doi.org/10.4013/4969Resumo
Este trabalho tem por objetivo a investigação do efeito da moagem de alta energia sobre a morfologia, tamanho de partícula e compressibilidade do compósito Mo-Cu. O compósito Mo-Cu combina a alta resistência mecânica do Mo com a alta condutividade térmica e elétrica do Cu. Estas características são importantes para dissipadores de calor e condutores elétricos. A moagem de alta energia produz pós compósitos com alto nível de homogeneização e refina o tamanho de grão. A síntese do compósito Mo-30Cu, partindo dos pós de Mo e Cu, foi realizada para tempos de moagem de 1, 4, 8, 16 e 32 horas. A fim de observar a influência do tempo de moagem sobre a microestrutura, empregaram-se as técnicas de microscopia eletrônica de varredura e granulometria a laser. Esta avaliação permitiu observar o comportamento morfológico e a interação entre os elementos do material produzido. Os resultados mostram que com o decorrer do tempo de moagem ocorreu a diminuição do tamanho de partículas, que demonstra a viabilidade de obtenção deste compósito.
Palavras-chave: metalurgia do pó, compósito Mo- Cu, moagem de alta energia.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.