Percepção dos funcionários dos riscos e perigos nas operações realizadas no setor de fundição
DOI:
https://doi.org/10.4013/4518Resumo
Classificam-se as indústrias de fundição, grau de risco 4, segundo a Norma Regulamentadora - NR 4. O ambiente de trabalho na área de produção pode ser considerado insalubre e há risco de ocorrência de acidentes de trabalho. Por isso, este artigo apresenta parte de uma investigação realizada no setor de fundição de uma indústria metal-mecânica. Foram levantadas informações sobre a percepção dos riscos e perigos que os operadores ficam expostos nas operações realizadas no seu dia a dia e confrontou-se com os resultados obtidos de uma investigação quantitativa nos registros da empresa (SESMT), em relação aos acidentes ocorridos nos últimos três anos neste setor. Evidencio-se através da aplicação da ferramenta GUT (gravidade, urgência e tendência), que os números levantados estão coerentes com a percepção dos operadores entrevistados com relação aos riscos potenciais do setor.
Palavras-chave: fundição, segurança, grau de risco, norma regulamentadora, percepção.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.