Concreto convencional com adição de borracha reciclada de pneus: estudo das propriedades mecânicas
DOI:
https://doi.org/10.4013/4516Resumo
O mundo vive hoje a necessidade premente da diminuição de emissão de gases de efeito estufa, da diminuição e se possível da nulidade de descartes e despejo de materiais resultantes de processos produtivos que poluem e degradam o meio ambiente. Dentre esses problemas os pneus inservíveis tem se tornado um grande problema para meio ambiente devido a anos de disposições incorretas. No movimento de reaproveitamento, reciclagem e eliminação de resíduos, o setor da construção civil tem se tornado um grande parceiro das demais áreas de produção para a redução dos mais diversos tipos de rejeitos industriais, pelo reaproveitamento desses materiais, pela utilização dos mesmos em produtos para a construção civil, assim como a substituição de materiais tradicionais e de diversas outras formas. Foram produzidos diferentes traços de concreto sem e com diferentes porcentagens de borracha de pneus. Os resultados indicam nítida perda de resistência tanto na compressão como na tração por flexão.
Palavras-chave: materiais alternativos, materiais e componentes de construção, reciclagem de materiais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.