Avaliação inicial de uma nova versão para soldagem laser: MIG/MAG duplo-arame
DOI:
https://doi.org/10.4013/4514Resumo
Recentemente, várias pesquisas e desenvolvimentos têm sido feitos sobre a utilização de Laser em operações de soldagem, tornando este processo em uma importante ferramenta para uma variedade de aplicações. Apesar de ser possível utilizar o Laser como única fonte de calor para promover a união de materiais, a combinação do feixe produzido pelo sistema de Laser com um processo de soldagem a arco tem se tornado largamente estudada e aplicada na chamada soldagem híbrida. Geralmente, o resultado final é um aumento na penetração e largura do cordão de solda e da velocidade de soldagem. Apesar de todos estes fatos, existem muitas questões que ainda requerem mais investigação e desenvolvimento em relação ao uso de soldagem híbrida usando Laser e soldagem a arco, incluindo um melhor entendimento dos fenômenos de soldagem envolvidos e a exploração de novas combinações. Este artigo descreve uma nova montagem para a soldagem híbrida combinando Soldagem a Laser e MIG/MAG Duplo-Arame (feixe de Laser colocado entre os arames do MIG/MAG Duplo-Arame). Os primeiros resultados do uso deste processo híbrido são apresentados e alguns aspectos básicos com relação à sua performance são discutidos. O feixe de Laser teve um efeito positivo no aspecto dos cordões de solda produzidos e uma distância de 10 mm entre os arames se mostrou ser a mais apropriada dentre as distâncias testadas.
Palavras-chave: soldagem híbrida, soldagem a Laser, MIG/MAG duplo-arame.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.