Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Estudos Tecnológicos em Engenharia publica artigos científicos, teóricos, experimentais e de revisão de pesquisadores nacionais e internacionais, sobre temas variados nas Áreas de Conhecimento e Aplicação das Engenharias de Alimentos, Elétrica, Civil, Mecânica e Produção, e outras áreas da engenharia relacionadas a estas.

O público alvo são cientistas, pesquisadores, pós-graduandos em mestrado e doutorado, alunos de graduação em fase de trabalho de conclusão e profissionais das diversas áreas afins, considerando os seguintes temas:

1. Otimização de processos para a minimização de resíduos:

Este tema busca a otimização de processos visando à minimização da geração de resíduos sólidos através de estudos de produção mais limpa, racionalização, durabilidade e viabilidade econômica. São estudados os resíduos de obras civis (originados nas etapas de planejamento, projeto, execução, uso e disposição final), resíduos domésticos e resíduos originados em outros setores industriais como metal-mecânico, alimentos, elétrico, coureiro-calçadista, entre outros, que possuam potencial para seu controle, minimização e reaproveitamento no processo de origem. Outros tópicos relevantes como processos sustentáveis, produção mais limpa na indústria, eficiência energética, caracterização de materiais, análise de ciclo de vida de processo e produto, e gerenciamento de resíduos urbanos estão inseridos neste tema.

2. Reciclagem e disposição final de resíduos:

Este tema busca o estudo e desenvolvimento de novos materiais, por meio da elaboração de alternativas de reutilização ou reciclagem de resíduos sólidos provenientes de diversos setores primando pela valorização industrial dos mesmos. Também investiga processos de disposição final de diferentes resíduos sólidos urbanos buscando mecanismos de sustentabilidade ambiental.

3. Energia

Este tema trata do uso da energia e da eficiência da conversão de energia, desde matérias científicas fundamentais até aspectos tecnológicos da energia e meio ambiente. Trabalhos neste tema podem estar relacionados a sistemas de ar condicionado, refrigeração e bombas de calor, escoamento multifase, plantas de potência, cogeração, motores de combustão interna, combustão, gaseificação, propulsão, sistemas e processos de conversão de energia, análises de sistemas energéticos e otimização, máquinas térmicas e equipamentos, instrumentação nas ciências térmicas, energias alternativas e renováveis, fenômenos de transporte e turbo máquinas.

4. Projeto, manufatura e produção:

Este tema focaliza no produto envolvendo os diferentes estágios ou ferramentas do processo de desenvolvimento. Tópicos como desenvolvimento de produto, projeto industrial, sistemas de manufatura, sistemas integrados CAD, CAM, CAPP e CIM, reciclagem e impacto ambiental, logística, sistemas de administração de produção. Além da investigação básica em mecânica dos sólidos, estruturas e seleção de materiais estão também inseridas nesta área.

5. Gerenciamento de operações de manufatura, serviços e logística:

Este tema inclui o planejamento, o gerenciamento e o controle de operações produtivas, incluindo previsão de demandas, abastecimento de materiais, programação, seqüenciamento, processamento de atividades e controle via sistemas de informação. Também inclui atividades de modelagem qualitativa ou quantitativa de sistemas de produção e das operações logísticas a estes associadas e o impacto destas em clientes e mercados.

6. Estratégia e organizações:

Este tema inclui os processos de análise e formulação de estratégias de operação ou de produção. Podem ser apresentados temas ligados à análise de ambiente de competição, às modelagens de fatores competitivos, a formulação de estratégias de cooperação interorganizacionais, a modelagem de estratégias para a medição de desempenho, considerações sobre a missão de empresas e aspectos ligados à sucessão e controle institucional de organizações. Arranjos interorganizacionais, tais como redes de cooperação e cadeias de produção e logísticas, abordagens sistêmicas e de complexidade também podem ser apresentados.

7. Processamento da energia:

Este tema abrange tecnologias e processos empregados em geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como sua conversão eletrônica junto ao seu uso final.

8. Processamento da Informação:

Este tema inclui as áreas que envolvem processamento de sinais aplicado a diferentes áreas, tais como sistemas de comunicação, aplicações em automação, instrumentação e controle.

9. Ciência e Tecnologia de Alimentos:

Este tema aborda a caracterização de novas matérias-primas e ingredientes, identificação de novos componentes ou contaminantes, avaliação de produtos típicos, desenvolvimento, melhoria ou avaliação de processos e equipamentos para obtenção de alimentos tradicionais ou novos produtos. Aborda inovações e tópicos como alimentos funcionais e qualidade e segurança alimentar são também tópicos de interesse. Neste sentido, o tema envolve ainda o desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos de interesse para a indústria de alimentos, tais como: processos do cultivo de microrganismos, metabolismo, cinética, e modelos matemáticos, substratos industriais, preparos de meios, esterilização industrial e isolamento de microrganismos com interesse industrial.

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista, após o que serão submetidos à avaliação do tipo peer review feita por, pelo menos, dois pareceristas externos.

A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:

  • Recomendação dos pareceristas;

  • Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es);

  • E aprovação da Comissão Editorial, cuja resolução contemplará seis diferentes avaliações:

    1. Aceitar;
    2. Correções obrigatórias;
    3. Submeter novamente para avaliação;
    4. Enviar para outra revista;
    5. Rejeitar
    6. Ver comentários

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.