ELABORANDO UM DOCUMENTÁRIO EM INGLÊS NA UNIVERSIDADE: ARGUMENTAÇÃO E ATIVIDADE SOCIAL EM UMA FICHA DIDÁTICA.
DOI:
https://doi.org/10.4013/9554Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem de língua inglesa, Argumentação, Teoria da Atividade Sócio-histórico cultural, Documentários, Fichas DidáticasResumo
Este trabalho, recorte de minha pesquisa de doutorado em Linguistica e inserido no âmbito da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2013) tem como objetivo analisar o impacto que possuiu o material didático (LARRÉ, 2014) elaborado para uma turma de primeiro período de Jornalismo de uma universidade federal brasileira no contexto da atividade social “Elaborar um Documentário em Língua Inglesa”. Para atingir tal objetivo, analisei as fichas didáticas (LARRÉ, 2014) e os documentários inicial e final produzidos pelo grupo-focal. Adoto os preceitos da Teoria da Atividade Sócio-Histórico Cultural (TASHC) pensada por Engeström (1999, 2009). A análise do corpus selecionado está pautada em categorias enunciativo-linguístico-discursivas da linguagem argumentativa (LIBERALI, 2013), assim como categorias de interpretação tendo como base o referencial teórico na perspectiva da TASHC. Para este trabalho específico, demonstrarei trechos da análise da primeira ficha didática produzida para a turma em questão. Os resultados apontam para um aprimoramento da utilização da linguagem argumentativa em língua inglesa em seus aspectos enunciativos, linguísticos e discursivos dos aprendizes, especialmente através da conscientização de que o aprendizado a partir das atividades sociais promove uma expansão no que tange aspectos além da sala de aula.
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