LIÇÕES QUE CLARICE LISPECTOR NOS ENSINA SOBRE A ESCRITA

Autores

  • José Cezinaldo Rocha Bessa Prof. Assistente IV do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros, RN Estudante de doutorado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

DOI:

https://doi.org/10.4013/193

Palavras-chave:

Lições. Escrita. Clarice Lispector. Escola. Ensino

Resumo

Clarice Lispector é reconhecidamente um desses nomes da literatura brasileira que impressiona e surpreende o leitor pela capacidade e sensibilidade que tem, dentre outros aspectos, de tematizar, em suas obras, o processo criativo. Lispector é tida, portanto, como uma grande mestra na arte da escrita, como também na capacidade de refletir sobre a arte de escrever. Por assim entender, este texto toma reflexões sobre o ato de escrever presentes em obras de Clarice Lispector, mais precisamente nos livros A hora da estrela e A descoberta do mundo, com o propósito de explicitar algumas lições que se pode tirar dos dizeres dessa escritora para se pensar a atividade de escrita de um modo geral, e, em particular, a produção de textos na escola. Focalizando múltiplos aspectos da atividade de escrita, tais como a importância da leitura e da reescrita e o papel ativo do interlocutor, o presente texto configura um exercício pessoal de tentarmos encontrar e sistematizar algumas reflexões sobre a escrita a partir de uma autora que, fora do campo da investigação linguística e da educação, se apresenta como uma importante referência para um tratamento instigante e produtivo no debate sobre a temática da escrita. Nosso texto conclui apontando a necessidade de conhecermos mais de perto e mais profundamente os textos de Clarice e aprendermos com suas reflexões, como uma alternativa, talvez, aos textos acadêmico-científicos que, não raras vezes, encontram dificuldades de encontrarem interlocutores na escola e de se fazerem refletir mais concretamente nas práticas de sala de aula da educação básica.

Biografia do Autor

José Cezinaldo Rocha Bessa, Prof. Assistente IV do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros, RN Estudante de doutorado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005) e mestrado em Estudos da Linguagem, na área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, com período de estágio de doutorado no exterior na Université de Paris VIII (bolsa PDSE/CAPES), supervisionado pela Profª Marília Amorim. Atualmente é Professor Assistente IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros. Concentra interesse pelos estudos na área de Letras, com ênfase em Linguística, em Linguística Aplicada e em Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2015-03-18