LIÇÕES QUE CLARICE LISPECTOR NOS ENSINA SOBRE A ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.4013/193Keywords:
Lições. Escrita. Clarice Lispector. Escola. EnsinoAbstract
Clarice Lispector é reconhecidamente um desses nomes da literatura brasileira que impressiona e surpreende o leitor pela capacidade e sensibilidade que tem, dentre outros aspectos, de tematizar, em suas obras, o processo criativo. Lispector é tida, portanto, como uma grande mestra na arte da escrita, como também na capacidade de refletir sobre a arte de escrever. Por assim entender, este texto toma reflexões sobre o ato de escrever presentes em obras de Clarice Lispector, mais precisamente nos livros A hora da estrela e A descoberta do mundo, com o propósito de explicitar algumas lições que se pode tirar dos dizeres dessa escritora para se pensar a atividade de escrita de um modo geral, e, em particular, a produção de textos na escola. Focalizando múltiplos aspectos da atividade de escrita, tais como a importância da leitura e da reescrita e o papel ativo do interlocutor, o presente texto configura um exercício pessoal de tentarmos encontrar e sistematizar algumas reflexões sobre a escrita a partir de uma autora que, fora do campo da investigação linguística e da educação, se apresenta como uma importante referência para um tratamento instigante e produtivo no debate sobre a temática da escrita. Nosso texto conclui apontando a necessidade de conhecermos mais de perto e mais profundamente os textos de Clarice e aprendermos com suas reflexões, como uma alternativa, talvez, aos textos acadêmico-científicos que, não raras vezes, encontram dificuldades de encontrarem interlocutores na escola e de se fazerem refletir mais concretamente nas práticas de sala de aula da educação básica.Downloads
Published
2015-03-18
Issue
Section
Article
License
I grant the journal Entrelinhas the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.