A PELÍCULA UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA
UMA ANÁLISE HISTÓRICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.4013/entr.2019.131.05Palavras-chave:
Metodologia filmográfica, Formação docente, Tendências PedagógicasResumo
O presente artigo apresenta uma análise filmográfica (FABRIS, 2008) da película Uma professora muito maluquinha, produzida em 2010 a partir do livro com o mesmo título, escrito em 1995 pelo escritor Ziraldo. Graduandas de um curso de Pedagogia, em uma universidade do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, após assistirem ao filme, foram desafiadas a situar, histórica e pedagogicamente, as práticas de ensino narradas na trama. As contribuições de Saviani (2009), Cunha (2013), Libâneo (1994), Giusta (2013) e Camozatto (2015) foram fundamentais para estas reflexões e permitiram as seguintes conclusões: a) a professora “maluquinha” propunha práticas diferenciadas na escola, porém, a partir de tendências pedagógicas liberais; b) a pesquisa filmográfica, por permitir deslocamentos tempo-espaço, pode produzir reflexões importantes acerca da profissão do magistério.
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